TV aberta via satélite pode chegar a 20 milhões de lares

07-10-2024

O mercado de TV está passando por um movimento silencioso, mas de grandes proporções, na forma como os sinais chegam aos espectadores. A cada mês, cerca de 600 mil novos usuários por mês passam a utilizar as transmissões via satélite em banda Ku (TVRO) para receberem cerca de 74 canais de TV aberta (150 se contados os sinais regionais das emissoras de TV) com qualidade digital. Esse movimento é crítico para assegurar a relevância da TV aberta, mas também tem impactos importantes no mercado de TV paga e de streaming.

Hoje, segundo dados dos fornecedores e emissoras, são cerca de 10 milhões de equipamentos vendidos no varejo ou distribuídos por meio da política pública estabelecida no leilão de 5G e hoje sob responsabilidade da Siga Antenado (EAF). A maior parte desses usuários da TV aberta via satélite é das classes C, D e E, de menor renda, o que reforça a relevância desse novo mercado.

Ou seja, nesse momento a TVRO em banda Ku já supera a base de TV por assinatura no Brasil e em breve, com pouco mais de três anos desde o início do processo, o número de usuários de TVRO em banda Ku terá passado os números que o mercado apontava como base da banda C no Brasil e também superado o melhor número que a TV por assinatura já teve.

Vale contextualizar: a TVRO em satélites que operavam em banda C existe há décadas no Brasil, mas por muitos anos foi um produto com pouca ou nenhuma evolução tecnológica e quase nunca lembrado. No momento em que a faixa de 3,5 GHz foi licitada pela Anatel para ser usada para o 5G, foi preciso desocupar a banda C e forçar a migração desse mercado para outras faixas de frequência, utilizando novos satélites em banda Ku (o da Embratel, que recebe os usuários do Cadastro Único contemplados na política pública de migração, e o da Sky, que viu uma oportunidade de mercado).

Fonte: Tela Viva