Satélites vão melhorar rede 5G e imagem da TV via parabólica

28-12-2023

Os satélites estão entre as principais tendências em telecomunicações para 2024. A consultoria britânica Juniper Research prevê que serão determinantes para o desenvolvimento das redes 5G

Segundo a instituição de consultoria e análise global, eles terão relevância sobretudo por fornecerem conectividade em áreas com pouca ou nenhuma cobertura móvel.

Entre os benefícios do serviço baseado em satélites estão maior cobertura de rede e melhor suporte à infraestrutura de backhaul, além do aumento da capacidade e rendimento.

A Juniper Research projeta de 300 mil conexões acessando redes via satélite no ano que vem. América do Norte, Europa Ocidental e China devem representar 80% desse tráfego de dados.

No Brasil, o novo satélite Star One D2, juntamente com o Star One C4, será responsável pela transmissão da Banda Ku. Ele vai conectar a nova TV parabólica em quase 19 milhões de lares brasileiros.

Com isso, as analógicas, irão funcionar de forma digital em outra frequência. A expectativa é de melhora na qualidade da transmissão aos telespectadores.