Por que ainda precisamos de antenas externas no Brasil?

10-09-2024

A transição para a TV digital no Brasil representa avanços significativos na recepção de sinais de televisão. Com a disponibilidade de antenas digitais externas de alta qualidade e o apoio do governo e das principais emissoras, os brasileiros estão mais bem equipados do que nunca para desfrutar de uma experiência televisiva superior, com imagens nítidas e som de alta fidelidade, independentemente de sua localização.

Mesmo com o “boom” da TV a cabo, que aconteceu entre 2005 e 2019, quando começaram os pequenos ISPs, as antenas ainda têm sua relevância no Brasil, principalmente pela importância da TV aberta.

Quando a residência está próxima a torres de transmissão, como em São Paulo, por exemplo, é possível captar o sinal com uma antena menor ou mesmo interna. Em regiões mais distantes, a solução é a parabólica.

A partir de 2015, o sinal analógico começou a ser digitalizado, o que resultou em um grande movimento do governo e das emissoras.

As parabólicas Banda C (que eram grandes e mais caras) passaram a ser trocadas pelas de Banda KU (menores e que custam, em média, metade do preço). Esse movimento trouxe acessibilidade: hoje, a maioria dos lares brasileiros conta com transmissão em 4K.

A Proeletronic participou intensamente desse processo, distribuindo 13 milhões de kits (antena + cabo + mastro).

A partir de 2016, fizemos investimentos para elevar a nossa capacidade produtiva de antenas de 100 mil antenas para um milhão por mês”, explica Gilberto Gandelman, CEO da PROELETRONIC.

Além das iniciativas do setor privado, o governo brasileiro está empenhado em expandir o acesso à televisão digital em todo o país. Em 2024, o Ministério das Comunicações concedeu autorização para o serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) em 21 municípios, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas.

Além disso, em parceria com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), a rede Globo lançou recentemente uma campanha institucional para promover o uso de antenas externas na recepção de sinais de TV digital, enfatizando os benefícios da antena externa em termos de qualidade de imagem e estabilidade de sinal, destacando seu papel na expansão do acesso a conteúdos televisivos de alta qualidade, como HDR e áudio imersivo.