Segundo a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), 6 milhões de lares possuem acesso pirata à TV por assinatura no Brasil. Isso gera um prejuízo anual de R$ 15 bilhões às empresas. Por isso, desde 2023, a Anatel começou a desativar remotamente aparelhos ilegais que oferecem acesso gratuito aos canais de TV paga, o famoso “gatonet”.
Para saber se sua TV Box é legalizada, cheque se o dispositivo possui a certificação da agência. Ela é obrigatória para todos os equipamentos de telecomunicações vendidos no Brasil. É o caso do SmartPro 4K que atende às exigências, com selo e número do seu certificado de homologação. Sem essas informações, a aparelho é considerado pirata.
Gilberto Gandelman, CEO da PROLETRONIC, reforça a importância de um combater produtos piratas. “A TV Box serve para levar mais conteúdo ao alcance de todos. Produtos que não têm a homologação são usados para prática ilícita e trazem riscos aos consumidores, podendo até mesmo capturar dados armazenados em dispositivos conectados na mesma rede”.