12 jan

Dúvidas na instalação de CFTV com Antena Coletiva UHF Digital?

Dúvidas na instalação de CFTV com Antena Coletiva UHF Digital?

O Circuito Fechado de TV, também conhecido como CFTV, ou sistema de câmeras de segurança, em muitos condomínios faz parte da Antena Coletiva, fornecendo maior segurança ao local. Porém, muitos instaladores questionam como disponibilizar aos condôminos o sistema de CFTV e Antena Digital através de um único cabo coaxial.

Para montar este sistema de CFTV, é necessário utilizar Modulador Ágil de Áudio e Vídeo modelo (PQMO-2600B), isto considerando que o formato de saída das câmeras / DVR seja Vídeo Composto.

A função do Modulador é converter o sinal de Vídeo para Canal de TV (Rádio Frequência) onde o mesmo vai possibilitar o instalador a definir canais de frequência de 02~13VHF/ 14~99CATV/ 14~70UHF, porém sempre será necessário ter um intervalo de canais com mais de 6 MHz de canal para outro, ou seja, após o canal 02 devemos utilizar o canal 4 e assim sucessivamente, pelo fato do Modulador ser não Adjacente, caso utilize canais vizinhos vai ocorrer o batimento de frequência, ou seja, canais interferentes.

Qual canal definir no Modulador Ágil para Visualizar as câmeras no mesmo cabo da coletiva?

É muito comum nas principais capitais encontrarmos casos onde o sinal do CFTV após ser modulado funciona perfeitamente e ao combinar ou misturar com Antena Digital perde a qualidade ou simplesmente desaparece. Essa perda de qualidade na imagem do Modulador normalmente ocorre pelo fato de utilizar canal já existente na transmissão local ou canal adjacente. Para eliminar a interferência e garantir uma ótima qualidade de imagem no sistema de CFTV e Antena Digital é de extrema importância identificar os canais de origem existente na região, obtendo essa informação basta definir no Modulador um canal que esteja vago e que não tenha canal adjacente a ele posteriormente.

Após o desligamento do sinal analógico VHF / UHF ficará ainda mais simples definir o canal no Modulador para visualizar o CFTV em sistema coletivo. Com o desligamento a Banda I que ocupa a frequência dos canais 2~6 estará disponível, pois nessa faixa não será transmitido canais digitais.

Como combinar CFTV com Antena Coletiva em regiões que ainda possui transmissão analógica e onde já ocorreu o desligamento do sinal analógico?

Para unir sinal CFTV Modulado com Antena Coletiva UHF Digital de forma prática e simples os instaladores podem utilizar “Tomada Blindada TAP” também conhecida como Acoplador Direcional e Tomada Derivada. As tomadas blindadas simples possuem três portas de conexão “F”, sendo Input, Output e TAP, o importante é utilizá-la invertida para ter uma boa isolação entre as portas como apresentado na figura (1).

Figura 1.

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso o sinal analógico já tenha sido desligado na região onde o sistema será implantado a tomada blindada TAP pode ser substituída pelo Misturador de Banda modelo PQBT-2300B, desde que defina no modulador canal 02~06 onde a porta VHF do combinado vai ser utilizada para conectar o sinal do modulador e porta UHF para entrada da antena como apresentado na figura (2).

 

2 thoughts on “Dúvidas na instalação de CFTV com Antena Coletiva UHF Digital?

  1. Bom dia,
    Sou Técnico instalador de sistema de segurança eletrônica, e para atender a necessidade de nossos clientes preciso enviar o sinal das câmeras junto com o sinal antena coletiva em alguns condomínios, e as vezes entra ruido no sinal das câmeras.
    como corrigir esse problema?

    1. Ola Sr. Hélcio
      Agradecemos seu contato e preferência nos produtos Proeletronic!
      Esse ruído pode ser interferência de canais próximos ao canal que está sendo utilizado para transmitir o sinal das câmeras, nesse caso identifique a Banda e grade de canais que está sendo distribuído no sistema coletivo e programe o modulador para transmitir as imagens das câmeras em um canal distante dos canais existentes.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *